quarta-feira, 28 de março de 2012

Punks de Boutique, Cowboys de Apartamento e Bipolares de Fancaria

Sabemos que um Punk de verdade não se resume às roupas rasgadas ou surradas que ele usa. Ser Punk é um modo de ser, pensar e respirar. Dizem até que Punk de verdade não toma banho, o que eu duvido. Ao menos uma vez na semana ele deve se banhar...

Mas o que eu quero dizer é que ninguém é Punk porque vestiu uma calça de couro, subiu numa moto e arrepiou os cabelos com gel. Punk que é Punk tem as calças surradas porque as usou até a exaustão, porque senta-se no chão, em qualquer lugar, não tem cuidado. Quem compra uma calça já surrada na boutique, não é Punk, porque não teve a atitude de usá-la até estragá-la. Quem compra calça surrada para parecer Punk, não é Punk de verdade, ou melhor, é Punk de boutique...

A atitude de desgastar a calça com o uso, até que ela se rasgue ou fique surrada, é uma atitude que caracteriza o verdadeiro Punk. Mas há pessoas que podem usar uma  calça durante anos, que ela nunca vai se rasgar ou se estragar, simplesmente porque o estilo de vida dessa pessoa não permite isso. A calça não vai estragar se você só se senta em poltronas macias ou se você só a usa em ambientes aconchegantes.

De igual maneira, Cowboy de verdade é aquele que monta a cavalo ou, num rodeio, sobe num touro sem medo de cair, porque ele sabe que vai ser arremessado ao chão no fim das contas. É aquele que usa o chapéu para proteger o rosto do sol.

Quem usa um chapéu de Cowboy na cidade, dentro de um ambiente refrigerado ou numa noite sem sereno, por pura vaidade, não é Cowboy de verdade. O Cowboy vai à cidade de cahpéu porque saiu do campo de chapéu. O cowboy usa chapéu à noite porque já estava com ele na cabeça durante o dia. Se o Cowboy entra num ambiente refrigerado usando chapéu, é porque ele vem de um lugar ao ar livre e esqueceu o chapéu na cabeça. Ou não teve onde deixá-lo.

Cowboy de verdade não usa o chapéu por vaidade ou para fazer tipo, ainda que possa cuidar de seu chapéu com zelo e ter orgulho dele.

Quem se fantasia de Cowboy, não é Cowboy de verdade. A atitude faz o Cowboy; não a roupa.

Do mesmo modo, quem não passa por crises de depressão e de euforia, não é bipolar de verdade. Quem se diz bipolar porque é moda e não porque apresenta sintomas de TAB, é como o Punk de boutique ou o Cowboy de apartamento.

É curioso como muitas pessoas se autodenominam bipolares enquanto os bipolares de verdade estão buscando tratamento para anular os sintomas do TAB. É por causa dessas e outras atitudes, praticadas por pessoas normais, que podemos dizer que vivemos num mundo louco. Mas assim são as pessoas normais. Completamente loucas...

Mas, depois dos Punks de boutique e dos Cowboys de apartamento, os bipolares de fancaria já não me surpreendem. É a última moda. É a última loucura das pessoas normais. Aguardemos a próxima moda quando esta (a de ser bipolar) finalmente tiver passado...

Haveria um lado bom (aliás, um lado ótimo) se as pessoas se informassem a respeito do que elas afirmam ser. Mas quem é Punk de boutique não quer descobrir o que é ser Punk de verdade, tem até receio dos verdadeiros Punks, ou do contrário se aproximaria destes. Afinal, qual é o impedimento? Quem é Cowboy de apartamento geralmente odeia terra e sol na cara, e bebe leite de caixinha como qualquer pessoa da cidade, de modo que, para o Cowboy de apartamento, a vida do Cowboy de verdade é completamente ignorada. Ao menos na prática.

Se o Cowboy de verdade tivesse que se mudar para um apartamento na cidade, ele fugiria para o campo sempre que possível. De preferênica, a galope, montado num cavalo. Mas o Cowboy de mentira, o Cowboy de apartamento, só "foge" de casa para o clube social ou para o shopping. Nunca a cavalo.

Do mesmo modo, os bipolares de fancaria não procuram saber o que é TAB e ficam sendo uma coisa que eles mal sabem o que é... Isso diminuiu o preconceito? Ao que parece, não. Mostre a um bipolar de mentira um bipolar de verdade e ele não vai se reconhecer, não vai se identificar.

Em poucas palavras, você pode dizer que é bipolar, desde que não o seja de fato. Afinal, quando a próxima moda chegar e você tiver que deixar de ser bipolar para ser outra coisa, será preciso saber "curar-se" a tempo de estar em dia com o último grito, a última moda... Você não vai querer ficar para trás quando esse momento chegar, vai?


Leia mais
O futuro da palavra bipolar
Espectro Bipolar - Entrevista com Akiskal
Bate-Papo Sobre Transtorno Bipolar, com o Dr. Joseph Biederman

Nenhum comentário: