quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Transtorno Afetivo ou do Humor? Me explica mais essa

Afinal: um bipolar sofre de transtorno afetivo bipolar ou de transtorno bipolar do humor?

Afeto ou humor, nesse caso, são sinônimos e significam nossa maneira de reagir às circunstâncias. Se estamos deprimidos, reagimos ao mundo externo ou às circunstâncias de modo deprimido. Se estamos eufóricos, reagimos ao mundo externo ou às circunstâncias de modo eufórico. Essa nossa maneira de reagir é que se chama humor ou afeto.

Obviamente, a maioria das pessoas emprega essas palavras com outros sentidos bem diferentes. Para a maioria, humor tem a ver com "estar bem ou mal-humorado". Já afeto não tem outro sentido senão o de sentimentos ternos ou carinhosos. Uma pessoa afetuosa, para a maioria, é uma pessoa dada a esses sentimentos de ternura ou carinho...

E aqui voltamos àquela velha toada. Se dizemos que o bipolar sofre com oscilações de humor, temos que lembrar que a maioria das pessoas entenderá a palavra humor com um significado bem diferente daquele que pretendemos... Se dizemos que o bipolar sofre de um transtorno afetivo, trocamos seis por meia-dúzia, porque continuamos mal compreendidos pela maioria das pessoas...

Mas como o objetivo desta postagem era modesto, isto é, explicar qual a diferença entre transtorno afetivo bipolar e transtorno bipolar do humor, já podemos ir pondo um ponto final aqui. Como afeto e humor nesse caso são sinônimos e têm o sentido acima explicado, tanto faz dizermos que o bipolar padece de um transtorno afetivo ou de um transtorno do humor.

Por isso, transtorno afetivo bipolar e transtorno bipolar do humor querem dizer a mesma coisa, e um termo pode substituir perfeitamente o outro.


Leia mais
Transtorno Bipolar
Transtorno Bipolar e Razões Para o Otimismo, de José Luís
Se você é bipolar...

Nenhum comentário: