segunda-feira, 15 de agosto de 2011

É necessário? Não, não é necessário

Este texto foi originalmente publicado em galego pelo blog O Escunchador, da Rifenha de Vimianço. Se preferir ler este texto na íntegra e em galego, clique aqui.

A Rifenha é uma bipolar tipo II.



"É necessário sair... É necessário ser magro... É necessário...
 
"Há que fazer isto... Há que fazer aquilo... Há que..."
 
A vida é um cúmulo de "É necessário" e "há que" ou, como dizem os franceses, "Il faut", que eles dizem uns aos outros, crendo-se na possessão da verdade absoluta, sem serem aqueles que de fato compreendem a realidade interior dos demais.
 
É isso o que mais desestabiliza uma pessoa que padece de uma neurose ou transtorno bipolar, como é meu caso.
 
Como falar é de graça, todo o mundo fala, e diz o que é necessário, o que eu deveria fazer, o remédio certeiro para os meus males:
 
— "É necessário sair, é necessáio animar-se, é necessário caminhar, é necessário..." E assim vai, até que o cansaço, até que o esgotamento mental acabe com as poucas forças que uma pessoa tem para tomar a decisão de dizer: — "Sim. Hoje vou habilitar-me e sair, dar um passeio."
 
Façam o favor. Se alguma vez vocês toparem com uma pessoa que, como eu, está aguardando a tempestade passar, não lhe digam: — "É necessário."
 
Mas vocês podem perguntar a essa pessoa: — "Você tem vontade de sair, de dar uma volta? Gostaria de irmos juntos caminhar um pouco?"
 
Isto é muito importante. As obrigações são, precisamente, o que acaba esmagando os já probres e castigados neurônios de um maníaco-depressivo. Nunca se sabe o que pode acontecer quando a pressão é grande demais para suportá-la.
 
Abraços. Tenham um bom dia. (...) Vocês podem fazer acontecer e viver o seu dia como quiserem.

(...)


Leia mais
Enfrentando a vida com Transtorno Bipolar
Um bipolar e sua razão para lutar
A Janela

2 comentários:

Ozenilda Amorim disse...

Oi Breno,
Tenho gostado muito dos textos que você está traduzindo aqui, são verdadeiros.
O de hoje, mostra exatamente o que penso, qualquer pressão pode ser insuportável e tentar mandar num bipolar é loucura rs. Sempre quero que as pessoas entandam que não faço algo por ser coitada ou desmazelada, mas porque simplesmente não consigo.
Boa semana pra você.
;)

RSR disse...

Pois é Bruno, os animais são tão nobres, subimes que mesmo sabendo das imperfeições dos humanos nos amam. Agora estou aqui digitando com um no meu colo e outro tentando deitar no teclado, rsrs. Um rabinho passando no seu nariz não tem preço... rsrsrs