quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sites legais - TAB-IA


Quem acompanha o Mastigando Estrelas sabe que de vez em quando menciono o TAB-IA.

TAB-IA significa Transtorno Bipolar na Infância e na Adolescência.

De modo geral, o que é típico em TAB adulto é atípico em TAB-IA e vice-versa.

Ainda assim, o TAB-IA é dividido em TAB na Infância e TAB na adolescência. As maiores diferenças se encontram entre TAB adulto e TAB na Infância. O TAB na Adolescência é uma espécie de meio-termo entre os outros dois.

Sendo assim, temos:
1) TAB na Infância;
2) TAB na Adolescência; e
3) TAB adulto.

Os três têm características próprias, sendo que as maiores diferenças são encontradas, como eu disse, quando comparamos 1) e 3).

Além do mais, bipolares adultos que manisfestam o TAB ainda na infância e adolescência costumam ser diferentes daqueles bipolares adultos que apresentam os primeiros sintomas mais tardiamente. Com diferentes, quero dizer que eles, mais facilmente ou mais cedo, apresentam episódios mistos, ciclos rápidos, etc. Esses dados sugerem que o Transtorno Bipolar de início na infância apresenta um prognóstico pior do que o de início na idade adulta (...). Desanimador? Nem tanto. Porque talvez, provavelmente, se trate de uma doença de padrão crônico e com melhora lenta do quadro, ao contrário do que é observado mais comumente em adultos. (ProCAB.)

Note bem: melhora lenta do quadro. Isso nos dá uma ideia de como é, para um bipolar, passar da infância e adolescência à vida adulta.

Além do mais, não é curioso, por exemplo, que uma criança ou adolescente, apresentando sintomatologia mista, veja essa sintomatologia se abrir em depressão e mania (duas fases distintas) mais tarde, anos depois? Num adulto, se o TAB se agrava, acontece o contrário: fases distintas (depressão e mania) se fecham numa só (a mista)!

Para saber mais sobre TAB-IA, ou para ler textos objetivos sobre o assunto, você pode visitar a página do ProCAB na Internet. O ProCAB, que significa Programa de Crianças e Adolescentes Bipolares, é submetido ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Os textos que você encontrará nesta página são bem acessíveis, destinados a pessoas leigas, de modo que é um excelente primeiro passo para quem deseja se informar.

Talvez gostem da página do ProCAB:
a) Não-bipolares que têm filhos bipolares;
b) Bipolares que têm filhos bipolares;
c) Bipolares que têm filhos não-bipolares (fique atento ao fator hereditariedade);
d) Bipolares adultos que manifestaram o TAB ainda na infância ou adolescência e que queiram entender melhor não só o que aconteceu, mas, principalmente, o que está acontecendo...

Você também pode participar do ProCAB com cartas/relatos. Não há muitos casos relatados de bipolares adultos que manifestaram o TAB ainda em tenra idade. O TAB-IA, ao menos oficialmente, ainda é uma novidade.


Leia mais
Transtorno Bipolar
Bipolares não-diagnosticados
Blogs legais - Psicanálise
Blogs legais - Transtorno Bipolar

2 comentários:

Bianca Fernandes disse...

Breno brigada por visitar meu blog, adorei o seu, os nomes tambem mt criativos, porqe tudo mundo tem um poco de bipolaridade dentro de si.
seguindo já (:

Di disse...

Nao conhecia o PorCab, nem o programa, nem nada. Vou la dar uma passada pois tenho certeza que sempre me enquadrei nos sintomas, desde que me conheço por gente... obrigada por dividir!