sexta-feira, 24 de junho de 2011

Esquizofrenia e Transtorno Bipolar

Tentemos entender a diferença entre esquizofrenia e TAB.

O bipolar vai a um extremo e depois a outro (isto é, vai da depressão à euforia) e, nessas idas e voltas, ele acaba passando pelo "centro".

O centro é aquele momento em que não há depressão nem euforia, em que o humor está estabilizado. O centro é uma linha que fica entre a depressão e a euforia, como a linha do Equador fica entre o Pólo Sul e o Pólo Norte.

O esquizofrênico vai e volta, mas já não haverá o "centro"... Algo, que não é só o humor, foi alterado ou ficou comprometido.

No caso de bipolares, para pôr fim a uma crise, estabiliza-se o humor. E o bipolar volta ao centro. No caso de esquizofrênicos, não é bem assim...

Embora a esquizofrenia e o transtorno bipolar possam ser confundidos num primeiro momento ou à primeira vista, a tentativa de tratar uma crise mostraria melhor a diferença entre esquizofrenia e TAB. Vejamos este exemplo:

Se o humor de um paciente (supostamente um bipolar) é estabilizado e o paciente não entra em remissão, provavelmente temos aí um esquizofrênico e, não, um bipolar... Daí, para pôr fim à crise, o paciente é tratado como esquizofrênico. A medicação, agora, é diferente e provavelmente teremos um resultado satisfatório... (Sim, eu sei; está parecendo um episódio de House... Mas não é assim na vida real? Nem sempre há o diagnóstico correto, o tratamento correto desde o início. Às vezes, porque nunca passou por uma avaliação médica, o paciente não tem sequer um diagnóstico quando começa a primeira crise!)

Sendo assim, a esquizofrenia afeta o paciente, antes de tudo, em algo que se encontra para lá do humor ou do afeto enquanto o TAB altera, essencialmente, o humor.


Transtorno Esquizoafetivo

O transtorno esquizoafetivo pode ser visto como um meio-termo entre esquizofrenia e TAB. Seja como for, não é esquizofrenia nem TAB.


Leia mais
Transtorno Bipolar
Ela tem dupla personalidade, é bipolar
Qual é a diferença entre bipolar e boderline?

Nenhum comentário: